O Que é um Profeta

O que é um Profeta? Há Profetas em Nosso Mundo Hoje?

A crença secular e comum sobre os profetas é que são pessoas capazes de ver o futuro e torná-lo conhecido por alguém; assim, às vezes são chamados de videntes. Essa noção pode ser parcialmente verdadeira, o que falta a essa definição pode ser o que você não sabe que pode prejudicá-lo.

A maior definição que eu já encontrei é que um profeta é aquele que revela a vontade e o conselho de Deus. Isso incluiria coisas do passado, presente e futuro. A Bíblia amplia a definição do profeta de três maneiras distintas, dando crédito a essa definição.

Primeiro, o espírito de profecia é algo definido no livro do Apocalipse. E eu caí aos seus pés para adorá-lo. E ele me disse: Não faça isso: sou teu servo e meus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia, Apocalipse 19:10. Com esta definição, pode-se ver que todo aquele que proclama o evangelho tem espírito de profecia. Isso incluiria todos, desde Billy Graham até o jovem crente parado na esquina, conversando com um estranho sobre como ele conheceu o Senhor. Seria seguro dizer que a maioria das profecias hoje se baseia em contar aos outros sobre Cristo e seus feitos, mesmo que tenham acontecido há mais de dois mil anos.

O segundo tipo de profecia é algo que surge pelo movimento do Espírito Santo de Deus na igreja. Pode chegar a praticamente qualquer pessoa na igreja, mas é sempre decidida e administrada somente pelo Espírito Santo. Mas a manifestação do Espírito é dada a todo homem para lucrar com isso. Pois a um é dada pelo Espírito a palavra da sabedoria; para outro a palavra de conhecimento pelo mesmo Espírito; Para outra fé pelo mesmo Espírito; para outro os dons de cura pelo mesmo Espírito; Para outro a operação de milagres; para outra profecia; para outro discernimento de espíritos; para outros diversos tipos de línguas; para outro, a interpretação das línguas: mas tudo isso opera aquele e o mesmo Espírito, dividindo a cada um como quer, I Coríntios 12: 7-11. Esse tipo de profecia parece ser praticado apenas nas igrejas carismáticas e pentecostais de hoje. Mas, usando a definição mais ampla, pode-se dizer que qualquer pregador que está falando sob o poder do Espírito Santo está profetizando.

Um terceiro tipo de profecia é aquele que vem de alguém que foi designado não apenas para profecia, mas que recebeu especificamente o cargo de profeta. E ele deu alguns apóstolos; e alguns profetas; e alguns evangelistas; e alguns pastores e professores; Pelo aperfeiçoamento dos santos, pela obra do ministério, pela edificação do corpo de Cristo: Efésios 4: 11-12. O modo como esses profetas são escolhidos é um assunto importante e muitas vezes é mal compreendido; portanto, vejamos isso a seguir.

Os profetas de hoje são escolhidos exatamente como eram anos atrás na Bíblia. Geralmente eles são chamados por Deus através de uma palavra ou visão. Na Bíblia, alguns profetas viram um sonho; outros ouviram a voz de Deus e outros ainda viram um arbusto em chamas ou algum outro grande portento que chamou sua atenção e então Deus falou com eles.

Na minha experiência, não foi apenas um sonho, mas uma série deles e, a certa altura, uma voz real com uma mensagem muito específica. No início de minha nova fé, tive três sonhos uma noite e acordei após cada sonho e passei alguns momentos refletindo sobre o que tinha visto. Eu estava familiarizado com os eventos e pontos turísticos dos dois primeiros sonhos, mas não com os do terceiro e último sonho. Isso me intrigou tanto que saí da cama para orar e perguntar a Deus se ele poderia me ajudar a entender o que estava acontecendo. Naquele estágio inicial de minha nova fé, eu não tinha mais certeza de que Deus falasse com alguém diretamente. Eu pensei que esse tipo de revelação era apenas para os tempos bíblicos e já havia passado.

Quando pedi a Deus para me ajudar a entender o que significavam os sonhos, fui atraído de volta para uma das minhas histórias favoritas de Natal. Lembrei-me de Charles Dickens A Christmas Carol e dos três espíritos do passado, presente e futuro do Natal. Ele estalou na minha cabeça e eu vi a resposta tão clara quanto o dia. Eu tinha visto a mim e os eventos da minha vida tão claros quanto um filme e, enquanto conhecia tudo, menos o último sonho, sabia que tinha visto o passado, o presente e o futuro em três sonhos separados. A própria vida verificou minha descoberta quando oito dias depois os eventos que vi no terceiro sonho aconteceram com a carta.

Após os três primeiros sonhos, eu precisava de apenas um sonho para ver o futuro. Você poderia dizer que Deus teve que me levar a toda a questão com os três primeiros episódios dos sonhos, apenas para me ajudar a superar minha falta geral de conhecimento de como ele trabalha e o que ele planejava fazer comigo no futuro. De fato, o futuro estaria cheio de visões de sonho às centenas, talvez até agora eu pudesse dizer aos milhares.

Fiquei perturbado com todos os sonhos no começo. Embora a maioria deles fosse apenas pessoal e relacionada a mim ou àqueles próximos em meu ambiente social e ambiente, todos eram vívidos e raramente abertos à interpretação. Eles estavam principalmente no que você vê é o que você obtém com base, sem instruções necessárias. Mas todos esses sonhos me assustaram.

Depois de confundir tantos sonhos, finalmente perguntei a Deus sinceramente por que estava vendo tantos sonhos do futuro, às vezes até cinco ou seis vezes por semana. No dia seguinte, pedi a Deus que me ajudasse, fui atraído pela minha Bíblia e pelo livro de Números. Foi neste livro que li um único versículo das escrituras que acalmou meu medo sobre o volume de sonhos que estava recebendo. Em Números 12: 6, a Bíblia diz: E ele disse: Ouvi agora minhas palavras: Se houver um profeta entre vocês, o Senhor me darei a conhecer em visão, e falarei em sonho.

Vi eventos mundiais muito mais raramente do que eventos pessoais, mas nem uma vez em um período de mais de trinta anos alguma das visões de meus sonhos alguma vez esteve errada. Alguns dos sonhos foram mais detalhados e demorados que outros, mas o que mais se destacou foi a segunda vinda de Cristo. Esse sonho me enviou um estudo ao longo da vida e procurou saber tudo o que pude sobre o retorno de Cristo à Terra. Ainda estou nessa busca e não tenho dúvidas de que a hora de sua chegada é tão perto quanto uma respiração.

Ao estudar profecia e os profetas, descobri que há um teste decisivo para a profecia e para o profeta. Ele define os parâmetros e a veracidade de toda profecia e todo profeta, inclusive eu. O teste é basicamente duplo.

O primeiro teste é: as profecias ou a mensagem dos profetas são verdadeiras? Isso realmente acontece? Não há disputas neste teste. Se os sonhos, visões ou mensagens de qualquer tipo não são verdadeiros, é hora de pendurar o chapéu. No livro popular de Hal Lindseys, The Late Great Planet Earth, Lindsey aponta que os profetas do Antigo Testamento estavam sujeitos a apedrejamento se suas profecias estivessem erradas. Ele estava certo sobre isso, mas hoje as pessoas não se importam se um profeta está ocasionalmente errado ou se suas mensagens são veladas ou obscurecidas como as de Nostradamus. Talvez não apedrejemos tais profetas hoje, mas, por todos os meios, não devemos ouvi-los. Verdade e erro não são parceiros de cama.

Por outro lado, um problema muito mais difundido e mortal é fazer com que alguém evite matar, caluniar ou simplesmente ignorar os verdadeiros profetas. Tento não levar o ceticismo a ninguém pessoalmente e lembro-me do que CS Lewis disse que poderia acontecer se Jesus estivesse conduzindo seu ministério no mundo da ciência, secularismo e auto de hoje. Lewis disse que se Cristo estivesse ministrando hoje, eles não o crucificariam, mas o convidariam para jantar, ouvir e depois tirar sarro dele.

O segundo teste decisivo para todas as profecias tem a ver com revelações anteriores. Simplesmente dito, qualquer revelação ou expressão profética dada hoje deve concordar com toda e qualquer palavra e mensagem dos profetas bíblicos antigos, Cristo ou seus apóstolos. Deus nunca se contradiz. As escrituras ou a revelação anterior são fundamentais e indispensáveis ​​a todas as revelações, agora ou a qualquer momento. Como isso é verdade, sempre me lembro que mesmo dos poucos eventos mundiais que tive o privilégio de ver, eles são apenas de natureza suplementar e nunca substituem qualquer parte da revelação bíblica. Não quero a responsabilidade de acrescentar algo às escrituras que seja de natureza extra-bíblica. Temos o suficiente disso em coisas como o Livro de Mórmon e as doutrinas das Testemunhas de Jeová.

Finalmente, deve-se dizer que ninguém deve ter direito a seu chamado profético. Frases como auto-reconhecido, auto-nomeado ou auto-proclamado devem ser evitadas. O chamado vem de Deus e somente de Deus. Uma vez ouvi alguém dizer que aqueles que seguram o púlpito sem serem chamados a fazê-lo são como homens sentados em um banco enquanto os profetas de Deus passavam e diziam: Lá vão os homens de Deus, por que não nos levantamos e vamos com eles? ?

Você pensa que é profeta? Deixe-me dizer que você não tem idéia do que está fazendo. A maioria das pessoas não pensa em você como um homem dirigido pelo Espírito Santo, com uma visão, mas o vêem como um pássaro cuco com outra versão totalmente nova. Você permanecerá sozinho de várias maneiras, porque, diferentemente dos padres e ministros da época que representam o povo para Deus, você só pode representar Deus para o povo. Mas tenha ânimo porque, à medida que o tempo de retorno de Cristo se aproxima, Deus chama cada vez mais profetas para falar e profetizar por ele. Esse fato maravilhoso é uma promessa das escrituras. E acontecerá depois que derramarei meu espírito sobre toda a carne; e teus filhos e tuas filhas profetizarão, teus velhos sonharão, seus jovens terão visões: Joel 2:28.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *