A Doutrina da Criação

Segundo muitos hoje, a doutrina da criação é uma daquelas doutrinas críticas nas quais se deve acreditar. Em muitas igrejas, é necessário crer antes que uma pessoa se torne um membro da igreja. No entanto, nem sempre foi assim. Como você verá, essa é uma doutrina relativamente nova, inventada pelos fiéis da Terra jovem do século XX e seus ministérios. Vamos dar uma olhada nesta história da doutrina, sua relevância para hoje e sua necessidade de crença.

O que é uma doutrina?

Primeiro, vamos olhar para a definição de uma doutrina. Segundo Websters, uma doutrina é ensino, instrução. No entanto, a doutrina relacionada à igreja é muito mais restritiva do que esta frase. A doutrina da igreja indica uma verdade fundamental que deve ser acreditada. Alguns exemplos de definições são:

– filosofia, sistema filosófico, escola de pensamento, ismo – (uma crença (ou sistema de crenças) aceita como autorizada por algum grupo ou escola) (nota de rodapé 1)

– é o corpo de crenças sobre Deus, a humanidade, Cristo, a igreja e outros conceitos relacionados considerados autoritativos pela comunidade de fé, tornando-se o padrão de interpretação e aplicação da Bíblia e da fé cristã. (Nota 2)

– Um conjunto de crenças aceitas mantidas por um grupo. Na religião, é o conjunto de crenças verdadeiras que define os parâmetros desse sistema de crenças (nota de rodapé 3).

– Posições ou princípios considerados sagrados, ou inspirados, verdades em um sistema de crenças. No cristianismo, essas crenças são uma instrução a ser ensinada aos fiéis por meio do catecismo, sermões e através do dogma religioso da igreja. Os Trinta e Nove Artigos de Religião da Igreja Anglicana são um exemplo de doutrina religiosa. (Nota 4)

Como você pode ver, é claro que as doutrinas da igreja são ensinamentos-chave nos quais os membros devem acreditar para se associar a essa denominação específica. A definição final nos dá o nosso ponto de partida. Um exemplo de doutrina da Igreja Anglicana são os Trinta e Nove Artigos de Religião, que definem o sistema anglicano de crença.

Clique no link para os artigos Trinta e Nove e procure referências à criação. Não há nenhum. Assim, as doutrinas que são fundamentais para o sistema anglicano de crenças, datadas de 1801, não incluem nenhuma crença chave sobre a criação.

Agora, vamos expandir nossa pesquisa para outros sistemas-chave de crença. Quando se trata da história da igreja, um dos itens mais reveladores sobre doutrinas são os três credos. Os credos foram, desde os primeiros dias da igreja, usados ​​para o propósito das profissões batismais, a fim de ensinar aos novos convertidos o caminho correto logo no início de sua caminhada cristã. (Nota 5)

Primeiro, o Credo Niceno vem do quarto século. A redação tradicional ((nota 6) é

Eu acredito em um Deus,

o Pai Todo-Poderoso,

criador do céu e da terra,

e de todas as coisas visíveis e invisíveis;

E em um Senhor Jesus Cristo,

o unigênito Filho de Deus,

gerado por seu Pai diante de todos os mundos,

Deus de Deus, Luz da Luz,

muito Deus de muito Deus,

gerado, não criado,

sendo de uma substância com o Pai;

por quem todas as coisas foram feitas;

que para nós, homens e para a nossa salvação

, desceu do céu

e encarnou pelo Espírito Santo

da Virgem Maria

e foi feito homem;

e foi crucificado também para nós sob Pôncio Pilatos;

ele sofreu e foi enterrado;

e no terceiro dia ele ressuscitou

de acordo com as Escrituras,

e subiu ao céu,

e está sentado à direita do Pai;

e ele voltará, com glória,

para julgar os vivos e os mortos;

cujo reino não terá fim.

E eu creio no Espírito Santo, o Senhor, e o Dador da Vida,

que procede do Pai [e do Filho];

quem com o Pai e o Filho juntos

é adorado e glorificado;

que falou pelos profetas.

E eu acredito em uma santa Igreja Católica e Apostólica;

Eu reconheço um batismo pela remissão de pecados;

e procuro a ressurreição dos mortos

e a vida do mundo vindouro. AMÉM.

Na terceira e quarta linhas, o novo crente está afirmando que Deus é o criador de todas as coisas. Note que não há referência a uma duração da criação; apenas afirma que Deus é o criador. Assim, para se tornar um crente no século IV, não havia exigência de crença em uma terra jovem. De fato, muitos dos pais da igreja levaram II Pedro 3: 8 para significar que os dias da criação duraram mil anos.

Em seguida, considere o Credo dos Apóstolos. Aparece em sua forma completa no século V, mas tem raízes desde o século 1 e 2 (nota de rodapé 7).

Creio em Deus, o Pai Todo-Poderoso,

o Criador do céu e da terra,

e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor:

que foi concebido pelo Espírito Santo,

nascido da Virgem Maria,

sofrido sob Pôncio Pilatos,

foi crucificado. morreu e foi enterrado.

Ele desceu ao inferno.

No terceiro dia, ressuscitou dos mortos.

Ele subiu ao céu

e senta-se à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de

onde virá para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, na santa igreja católica,

na comunhão dos santos,

no perdão dos pecados,

na ressurreição do corpo

e na vida eterna. Amém.

Mais uma vez, temos uma afirmação geral de que Deus é o criador, mas nenhuma menção específica ao tempo que levou. Portanto, não seria um problema para um crente da Terra Velha ser aceito na igreja do século II.

Terceiro, vamos considerar o Credo de Atanásio. Ela data do século IV (nota de rodapé 8) Embora seja o credo mais longo, nem sequer menciona a criação.

Portanto, é claro nas doutrinas da igreja primitiva que a duração da criação não era um requisito para a fé.

Denominações da Igreja

Agora, vamos considerar as denominações da igreja, que estabelecem padrões de crença para seus membros. Como você deve saber, o Answers In Creation possui uma lista de denominações que estão abertas a uma terra antiga. Uma análise das 50 principais denominações analisadas mostra que apenas duas são hostis aos crentes da Terra antiga (igrejas batistas independentes e fundamentais e as Assembléias de Deus). Dois outros têm declarações denunciando a evolução, mas não têm posição sobre a duração dos dias da criação. Uma das duas maiores denominações, os batistas do sul e os adventistas do sétimo dia, não descarta a crença na Terra antiga, mas as igrejas individuais variam em suas crenças.

Quarenta e quatro das cinquenta denominações não apresentam problemas para os crentes da Terra antiga.

Existe um padrão aqui? As raízes do movimento jovem da terra estão com um homem chamado George McCready Price, adventista do sétimo dia de 1900. Ele foi uma voz alta no movimento para promover seis criacionismo de 24 horas por dia, a partir de 1902. (notas de rodapé 9,10) Embora os adventistas do sétimo dia não sejam tão restritivos, suas declarações sobre a criação têm raízes profundas. De fato, os movimentos modernos, liderados por Answers in Genesis, o Institute for Creation Research e Kent Hovind, têm suas raízes no Sr. Price. (Nota 11)

De fato, historicamente, nos últimos trinta anos, as denominações batistas forneceram a base principal para promover o criacionismo da terra jovem por meio das organizações de para-igreja da AiG e ICR. Mas e as Assembléias de Deus? Suas declarações de fé vêm de 1916, época em que Price estava pregando seu criacionismo na Terra jovem. Embora não haja laços claros entre os dois, as crenças das Assembléias e dos Adventistas surgiram na mesma época (as Assembléias estavam se formando desde a década de 1890).

O padrão é que o criacionismo da terra jovem não tenha começado até a década de 1900, e somente em algumas poucas denominações, nas quais continua até hoje, com a ajuda de alguns indivíduos e organizações de terceiros. Curiosamente, durante o movimento fundamentalista da década de 1920, os fundamentalistas primitivos criticaram a evolução, mas não fizeram nenhuma proibição clara contra uma terra antiga. A evolução era o inimigo, não uma terra antiga (nota 10).

Por que o pai do criacionismo da Terra jovem, Price, pregou tão inflexivelmente sobre a criação? Os adventistas do sétimo dia alegaram ter uma visão, na qual viram a criação do mundo em seis dias de 24 horas. Assim, você poderia facilmente dizer que o movimento atual da Terra jovem se baseia em uma visão (alguém sonha?), Não em uma base sólida sobre a qual se faça uma doutrina real! (Nota 12)

A criação se torna uma doutrina!

Acabamos de olhar para as igrejas que fizeram do criacionismo uma crença fundamental. Parece que essa doutrina não existia antes de 1900. É uma criação do século 20, e só é respeitada por algumas igrejas (mesmo os batistas do sul não afirmam que é uma doutrina, embora muitas de suas igrejas a defendam) )

A partir da década de 1920, o fundamentalismo cresceu e, finalmente, vários indivíduos viram a necessidade de defender a posição de criação da Terra jovem. Havia muitos, mas o mais significativo deles é o ministério de Henry Morris, que fundou o Institute for Creation Research em 1970. Através desse ministério (que decolou em 1961 com seu livro The Genesis Flood), ele e seus discípulos proclamam a criação como um doutrina. Isso pode ser visto no capítulo 17 de seu livro, Criacionismo Bíblico, publicado pela primeira vez em 1993, e no Artigo de Impacto Número 132, de 1984.

Conclusão

Em resumo, os ministérios da Terra Jovem do século XX acrescentaram a doutrina da criação à igreja. Por quase 1.900 anos, essa doutrina não foi necessária. No entanto, por causa da visão (sonho) de alguns adventistas do sétimo dia, agora estamos presos nessa batalha da criação, enquanto os proponentes da Terra Jovem / Terra Velha argumentam sua posição um contra o outro.

Uma doutrina da Terra jovem não faz parte da maioria das denominações da igreja, nem jamais fez parte de quaisquer organizações da igreja do século XX que foram responsáveis ​​por estabelecer as crenças doutrinárias. Como tal, essa doutrina deve passar para a história.

Milhões de pessoas, quando têm a opção de crer em uma terra jovem, quando todas as evidências da criação de Deus dizem que é antiga, foram afastadas do evangelho. Os fundamentalistas da década de 1920 e mais tarde cometeram um erro fundamental ao insistir em uma terra jovem. Desde então, a palavra fundamentalismo tem sido usada pelo mundo secular para estereotipar os cristãos e causou muitos danos. Está claro nas escrituras que você pode acreditar em uma terra antiga e ainda acreditar em uma Bíblia inerrante. Você pode ser um fundamentalista e acreditar em uma terra antiga.

Devemos parar de desviar as pessoas da Bíblia insistindo na crença da Terra jovem. Sim, muitos milhares foram salvos pelos ministérios da Terra jovem, mas, comparados aos milhões que foram perdidos, a escolha é clara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *